sexta-feira, 4 de abril de 2014

Viés de Confirmação

Viés de confirmação é a tendência que todos nós temos em levar em consideração apenas as informações que estão de acordo com nossas crenças. Seja quando lemos um livro, notícia no jornal, internet ou revista; assistimos a uma notícia no telejornal, um filme, aula, ou mesmo numa conversa entre amigos; inconscientemente absorvemos aquelas informações que fortalecem nossas crenças e rejeitamos aquelas que vão de encontro a elas, independentemente das evidências, das provas, do senso comum, e muitas vezes, até mesmo do bom senso. É a interpretação seletiva e tendenciosa da realidade de acordo com nossos desejos mais íntimos e crenças mais arraigadas. Todos agimos assim - em menor ou maior grau.

O viés de confirmação é o pai de todas as crenças.

Até hoje existem aqueles que acreditam em criacionismo, deuses astronautas, curas quânticas, telepatia, telecinese, milagres, astrologia e mais uma infinidade de ideias sem base na realidade. Estas crenças se tornam ainda mais fortes se aqueles que creem são confrontados com provas de que aquilo em que acreditam não tem fundamento, por mais sólidas que as evidências sejam. Elas se fecham naquilo em que acreditam e nada as dissuadirá do contrário. Rebaterão com todas as controvérsias e lacunas no conhecimento que porventura existam sobre o assunto em questão - por mais bem estabelecido que seja - mas nunca colocarão em questão suas crenças - por mais absurdas que sejam. Paradoxalmente nos aconselharão a “abrir a mente” e “buscar o conhecimento”, mas nunca admitirão que se questionem suas crenças.

Há diferenças insuperáveis entre o “conhecimento” e a “crença”: o primeiro tem a ver com a razão, a realidade e a avaliação criteriosa das evidências; a segunda tem a ver com nossas emoções e com aquilo que desejamos que seja verdade, independentemente das contradições e das evidências. O conhecimento é o filho da razão e a crença é filha de nossos desejos e temores. O conhecimento é amigo das provas e das evidências: admite falhas, muda e assim se fortalece; a crença só admite o que convém e lhe reforça. Algumas vezes a verdade é contraintuitiva e as relações de causa e efeito nem sempre são evidentes, mas a natureza nunca mente. Ela é o juiz supremo de todos os litígios do conhecimento.


Uma maneira bem segura de saber se algo em que acreditamos está sendo influenciado viés de confirmação é saber o que a ciência e os especialistas dizem sobre o assunto. A ciência não é perfeita, mas teorias científicas são permanentemente revisadas e se autocorrigem, impedindo os efeitos nocivos do viés de confirmação. Se a ciência vai de encontro com o que pensamos, devemos entrar em alerta. Ela é e sempre será nossa melhor guia na busca do conhecimento.

"As pessoas quase sempre encontram o que estão esperando encontrar
se deixam suas expectativas guiarem suas buscas." Bart Ehrman

Um comentário:

  1. "Se a ciência vai de encontro com o que pensamos, devemos entrar em alerta. Ela é e sempre será nossa melhor guia na busca do conhecimento." também isto é um viés de confirmação. O paradigma filosófico pela qual a ciência é realizada, modifica em muito as suas observações, conclusões e validações. E a "incons"ciência desta falha prejudica em muito o próprio método de observação, ou noutros termos método científico.

    ResponderExcluir